Movimento Lixo Zero: viver sem desperdícios

O movimento Lixo Zero é um estilo de vida seguido por pessoas preocupadas com a pegada ecológica que deixam no nosso planeta. Com foco em não desperdiçar absolutamente nada, desde embalagens até cascas de fruta, este movimento, procura meios de reutilização de tudo que consumimos.
A reciclagem é uma ótima solução para o destino do nosso lixo, porém com a produção em massa das indústrias, compra e descarte irregular de produtos não estamos dando conta do recado. Para atividades do dia a dia o movimento Lixo Zero utiliza de 5 palavras, conhecidas como 5r’s, para tornar a nossas atividades menos nocivas ao nosso planeta. Os 5 R’s são: Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e CompostaR. Abaixo citaremos alguns exemplos de como utilizá-los:
Repensar: Pense antes de aceitar o que lhe está sendo oferecido. Quando estamos na rua acabamos recolhendo muitas coisas, que acabam sendo utilizadas só uma vez ou não sendo utilizadas. Como panfletos, papéis, e pequenas embalagens.
Recusar: A cada ano o consumo excessivo de sacolas plásticas causam um
grande impacto no meio ambiente.Que tal tentar utilizar sacolas ecológicas que podem ser reutilizadas várias vezes?
Reduzir: Reduza o seu consumo de revistas, livros, jornais, etc. Objetos que você pode ter fácil acesso pela internet hoje em dia, reduzindo a utilização de papel.
Reutilizar: Opte por objetos que podem ser reutilizados por mais tempo, como por exemplo: guardanapos de pano, coletores menstruais e
Reciclar: Se for inevitável a reutilização do objeto separe-o de acordo com sua classificação, como vidro, metal, plásticos e papel.
compostaR: Todo resíduo orgânico que produzimos, como cascas de fruta e restos de alimento, podem ser utilizado como adubo para suas plantas de casa.
E você, já pensou quanto tempo consegue ficar quanto tempo sem descartar produtos no lixo de casa?

Fonte: zerowastehome.